Lapinha da Serra – Serra do Cipó
Atrativos de Minas Gerais Aventura e Ecoturismo

Lapinha da Serra – Serra do Cipó

Depois de 24 anos visitando a Serra do Cipó, neste final de semana (04, 05 e 06/05), palmilhei mais um “cantinho” deste paraíso Ecológico, que fica a 136 km de Belo Horizonte. Já havia feito alguns passeios partindo da Lapinha em direção a Vila do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro, mas foi a primeira vez que tive a oportunidade de explorar melhor este simpático, pacato e aprazível lugar.

Situada ao sopé do Pico da Lapinha (segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1687 metros de altitude), o vilarejo faz parte da Área de Preservação Ambiental Morro da Pedreira. Chamada de Lapinha de Belém por antigos moradores, Lapinha da Serra possui uma média de 300 habitantes que vivem da subsistência, agricultura e do turismo.

Com inúmeras belezas naturais, o distrito atrai visitantes em busca de sossego e também de aventura. O vilarejo possui lagos, cachoeiras, grutas, rios, picos e sítios arqueológicos que são propícios tanto à paz e a contemplação, quanto à adrenalina dos esportes em contato com a natureza.

A cultura local é marcada por festejos religiosos como o Dia de São Sebastião, padroeiro da região e a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Durante a minha estadia neste pedaço de paraíso, pedalei aproximadamente 20 km e caminhei mais 10 km (ida e volta) para chegar a maravilhosa Cachoeira do Bicame, dentro da RPPN* Brunas do Espinhaço, curtir uma boa caminhada plana margeando a encosta da Serra do Espinhaço e ainda me exercitei remando a bordo de uma Canoa Canadense, boa parte do espelho do Lago da Lapinha.

A Vila já tem uma pequena estrutura para atender as demandas turísticas com mercearias, padarias, algumas pousadas, pequenas agências e fornecedores de serviços turísticos e até alguns lugares Gourmet.

Vale muito a pena visitar e conhecer mais este destino Ecológico de Minas Gerais.

* Reserva Particular do Patrimônio Natural

Veja algumas fotos deste passeio

Veja aqui uma opção de passeio para este destino

Caso queira mais informações entre em contato comigo.

Um abraço,
Helder Primo

Dicas

Artigos Relacionados

Sabará, Caeté e Serra da Piedade

Caminhada no Parque Estadual do Rola Moça

Passeio nas Cachoeiras do Cabral

Caminho Velho – Ouro Preto a Carrancas – Estrada Real

Vilas de Ouro Preto – Estrada Real

DEIXE UM COMENTÁRIO