Museu da Inquisição e Lagoa da Pampulha
Conhecer Melhor BH Guia de Turismo

Museu da Inquisição e Lagoa da Pampulha

Rating Chart

Nota média de 5 baseada em 1 avaliações

  • Excelente
    1
  • Muito Bom
    0
  • Mediano
    0
  • Ruim
    0
  • Terrível
    0

Ontem (11/03), tive a oportunidade de visitar o Museu da Inquisição, que fica na região da Pampulha.

Durante a visita aprendi muito sobre a Cultura Judaica e o período da Inquisição na Espanha, em Portugal e em Minas Gerais.

O Museu da História da Inquisição, inaugurado em agosto de 2012, está aberto ao público para visitações. Ele tem contribuído no resgate da memória de uns dos importantes colonizadores de nosso país, conhecidos como Cristãos-Novos ou Cripto-Judeus. Esses colonizadores marcaram importante presença desde a época do descobrimento, mas que por motivos e regras impostas pela Inquisição, parte dessa nossa importante história foi e ainda hoje continua omitida dos livros didáticos. Englobando aspectos históricos, culturais, educativos e artísticos, além de contribuir para a inclusão social, combatendo a intolerância religiosa. O Museu mostra a história da Inquisição através de painéis, gravuras e pinturas de artistas como o pintor espanhol Francisco Goya e outros, além da exposição de documentos e livros antigos do século XV ao século XIX, objetos e de réplicas de alguns equipamentos de tortura em tamanho real como o polé, o pôtro, o garrote e outros.
No auditório são apresentados filmes e documentários sobre a história da inquisição, desde sua origem e até sua extinção.

Conheça mais sobre o Museu da Inquisição

Na parte da tarde fiz uma Caminhada Cultural na Orla da Lagoa da Pampulha, passando pelas obras do Niemeyer.

Na Pampulha, encontramos um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha (Museu de ArteCasa do BaileIate Tênis ClubeIgreja São Francisco de Assis e Casa Kubitschek) foi inaugurado em 1943. Obra-prima do gênio criativo humano, o conjunto marcou a história da arquitetura mundial graças à ousadia de suas formas, à harmonia com a paisagem e ao diálogo entre as artes, que deram a BH uma identidade moderna, criativa e pioneira.

Concebida para ser o ponto alto de uma cidade-jardim que refletisse a modernidade e o potencial turístico de Belo Horizonte, a Pampulha tornou-se um espaço de lazer e entretenimento para a população. Assim, ela é um marco histórico em múltiplos sentidos: artístico, arquitetônico, paisagístico, urbanístico e social.

Essas duas ações foram promovidas pela AGTURB/MG, com o propósito de treinar os Guias de Turismo para novas oportunidades de mediação para turistas que querem vivenciar a Capital de Minas.

Veja aqui uma opção de passeio para conhecer a Pampulha

Quer conhecer esses lugares de Belo Horizonte, entre em contato comigo.

Um abraço,

Helder Primo – Guia de Turismo

guiadeturismo@helderprimo.com.br

(31) 98649-9839

Artigos Relacionados

Leonardo da Vinci

“Descobrimento do Brasil”

Perspectivas de Trabalho para o Guia de Turismo pós COVID-19

Impactos da COVID-19 na atividade do Guia de Turismo

Mídia Social – Instragram

DEIXE UM COMENTÁRIO

Helder Primo

Guia de Turismo que atua no segmento de ecoturismo, turismo histórico, turismo de aventura e turismo receptivo, desde 1998 e tem como compromisso melhorar continuadamente as opções de lazer para pessoas e empresas que querem vivenciar a mineiridade do nosso Estado.

INSTAGRAM