Pedal Rota do Ferro – Desafio 100 km – Belo Horizonte a Santa Bárbara
Casalazer Helder&Cris

Pedal Rota do Ferro – Desafio 100 km – Belo Horizonte a Santa Bárbara

Olá, tudo bem?

Nós somos o Casalazer Helder&Cris.
Casal que curte atividades em contato com a natureza e busca o crescimento e a evolução de forma leve e divertida!

A dica da semana é o Pedal da Rota do Ferro – BH a Santa Bárbara.

Um Desafio de 100 km que tem início no centro de Belo Horizonte e segue até a cidade de Santa Bárbara, passando por Sabará, Caeté e Barão de Cocais, sempre seguindo o antigo leito da Ferrovia que ligava toda essa região.
A Ferrovia foi inaugurada em 1911 e foi oficialmente desativada em 1997, ano no qual recebeu sua última viagem de passageiros.

Iniciamos o passeio na Praça Raul Soares. Saímos de Belo Horizonte pelas Ciclovias e Ciclofaixas das Avenidas Olegário Maciel, Paraná, Santos Dumont e Andradas.

Depois seguimos margeando o Rio Arrudas até Sabará.

Dentro de Sabará, passamos pela: ponte sobre o Rio das Velhas, Igreja de Nossa Senhora do Ó e também pelo Distrito de Pompéu.

Neste trecho de Pompeu a Caeté atravessamos um túnel (primeiro de uma série de seis ao longo de todo o passeio) e duas pontes. O percurso é bem agradável, com vegetação ciliar, trechos sombreados e com pequeno aclive.
Chegamos a Caeté, fizemos uma parada para lanche na Praça ao lado do Ginásio Poliesportivo da cidade, depois seguimos para a Igreja Matriz de Bom Sucesso – uma das mais belas edificações do século XVIII.
Após tour pela cidade, retornamos ao Leito da Ferrovia com destino a Rancho Novo – um distrito de Caeté.

Nessa parte, a trilha fica um pouco mais íngreme, porém a vegetação mais intensa, tornando o trecho mais leve e com bastante sombra.

Chegamos a Rancho Novo e aproveitamos para reabastecer as garrafinhas e descansar um pouco.
Rancho Novo é o ponto mais alto de toda a Rota do Ferro. A partir daqui, são 30 km de descida até Barão de Cocais.

Iniciamos a descida, por dentro de uma trilha bem fechada com muitas árvores, cipós galhos e raízes. Apesar dessa parte ser em declive não ganhamos muita velocidade, porque boa parte do trecho tem britas, que exige um esforço nas pedaladas quase como se estivéssemos subindo. O trecho é maravilhoso, com mata, pontes, túneis e belo mirante, de onde é possível avistar a Serra do Caraça.

Desça com muita atenção, cuidado para não se perder e preserve o seu equipamento. Aqui são 30 km sem nenhuma estrutura de apoio.

Quase chegando a Barão de Cocais, fizemos uma parada na Cachoeira Água Fria para refrescar e descansar.
Seguimos agora por um trecho urbano até o Santuário de São João Batista – uma obra prima do Rococó Mineiro, com artes dos Mestres Ataíde e Aleijadinho.

A partir de Barão de Cocais o trecho segue praticamente em descida suave até completar os 100 km exatamente na última ponte do trecho, já na chegada da praça principal de Santa Bárbara.

Embarcamos no carro que já estava nos esperando e retornamos a BH, cansados mais felizes por termos realizado mais essa aventura.

Dica: O retorno para Belo Horizonte também pode ser feito em ônibus de linha (fique atento ao horário e se organize, pois a bicicleta precisa está “embalada” para ser transportada no bagageiro do ônibus).

Este passeio pode ser feita por etapas:
– BH a Sabará (ida de volta);
– Sabará a Caeté (ida de volta);
– Caeté a Rancho Novo (ida e volta);
– Rancho Novo a Barão de Cocais (voltando pela Estrada Velha – Barão a Caeté- muita subida);

E aí curtiu essa aventura?

Clique aqui e veja um vídeo bem legal dessa aventura.

Clique aqui e baixe o arquivo GPX para o seu navegador preferido

A cada semana vamos colocar aqui e no nosso canal do Youtube informações, dicas de passeios, cicloviagens e outras atividades.

Curta, dê o seu like, comente e compartilhe!

Um abraço,
Casalazer Helder&Cris

Artigos Relacionados

Você sabe o que levar em uma Cicloviagem?

Você já pensou em percorrer “El camiño de La muerte“?

Pedal Pula Porteira – Vespasiano

Pedal na Serra da Moeda – Cachoeiras do Limoeiro e Boa Esperança

Rota dos Túneis – BH, Sabará e Nova Lima

DEIXE UM COMENTÁRIO