Praça da Liberdade – Projeto Travessia
Conhecer Melhor BH

Praça da Liberdade – Projeto Travessia

Hoje (27/06) tive a oportunidade de fazer uma visita na Praça da Liberdade com a Arquiteta, Urbanista e Paisagista Ana Maria Nagem Frade.

Durante as 3 horas de passeio, conhecemos a histórica da Praça da Liberdade e de Belo Horizonte, observamos detalhes arquitetônicos e paisagísticos do contorno da Praça e recebemos informações importantes sobre a construção dos prédios que fazem parte do Circuito Cultural Liberdade.

Correto – Construído em 1923 e já foi palco para discursos de Jânio Quadros e Juscelino Kubtischek.

Jardins – Traçado inspirado no Palácio de Versalhes, reúne flores, roseiras, hortênsias, lírios e ipês. Na alameda principal estão as famosas palmeiras imperiais, simbolo do Império Português.

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – o prédio foi criado em 1954, pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do Governador Jk.

Centro Cultural Banco do Brasil – O prédio tem seis andares e foi concebido por Luiz Signorelli. De estilo eclético, com influências neoclássicas e art déco.

Espaço do Conhecimento UFMG – a ideia deste lugar e estimular a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, contribuindo para o debate e a interlocução entre a academia e outros ambientes de formação.

Museu das Minas e do Metal – o prédio foi construído a partir de 1895, sediou a secretaria de Educação. Foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães em estilo eclético com predominância de elementos neoclássicos franceses.

Memorial Minas Gerais – prédio em estilo eclético foi sede da Secretaria da Fazenda.

Veja as fotos desta atividade

Veja mais informações sobre o Circuito Cultural Liberdade

Quer fazer este passeio?

Artigos Relacionados

City Tour em Belo Horizonte – 4 horas

Bairro Santa Tereza

Praça Sete de Setembro – BH / MG

Cristo Redentor de BH

Museu da Inquisição e Lagoa da Pampulha

DEIXE UM COMENTÁRIO