Depois de algum tempo sem postar aqui no meu blog, devido a pandemia, reclusão e até um pouco de falta de pespectiva sobre o futuro do nosso segmento, a partir de agora semanalmente vou postar aqui informações sobre os Parques de Minas e também dicas de Passeios de Bike no entorno de Belo Horizonte.
Você já fez Turismo de Bike?
Clique aqui e veja o vídeo dessa aventura!
Nesse passeio, a proposta é conhecer o Centro Histório de Sabará, algumas Igrejas de aproximadamente 300 anos e a simpática Vila de Pompéu. Tudo isso pedalando, subindo, descendo e apreciando belos visuais. Durante o passeio, é possível avistar a imponente Serra da Piedade.
O pedal de 32 km tem início no Centro de Atendimento ao Turista, depois segue pelo Centro Histórico para ver as construções em estilo Barroco e Rococó, que estão em ótimo estado de conservação.
Na primeira parte do passeio vale a pena fazer um Bike Tour passando pelo Centro Histórico da cidade, conhecendo a Rua Direita, a praça do Coreto, o Teatro Elizabetano, o Chafariz do Rosário e as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário, do Carmo e Conceição.
Saindo do Centro Histórico, segue por uma pequeno trecho urbano, pelo asfalto até atravessar o Rio Sabará. Após atravessar a ponte, entramos a esquerda na estrada de terra onde tem um Marco da Estrada Real.
Entramos novamente a esquerda, atravessamos a ponte e iniciamos uma subida de 10 km, em direção a Pedra Rachada e a Serra da Piedade. A subida é constante, porém na sua maior parte é sombreada. No meio da subida tem uma fonte de água. Bom para molhar o corpo e abastecer as garrafinhas. Após a fonte de água, continuamos subindo até a Santinha Nossa Senhora Aparecida.
Chegando na Santinha avistamos o maciço da Serra da Piedade bem na nossa frente e a esquerda a BR381 e o distrito de Ravena.
Seguimos por um trecho bem tranquilo, com descidas suaves até chegar a entrada da Trilha Espinhozinho.
Entramos à direita, deixando o estradão e seguimos pela Trilha. A primeira parte da trilha tem dois pontos com valas e degraus. Por segurança vale a pena descer da bike, empurrar um pouco e deixar para pedalar alguns metros depois.
Desfrute deste trecho dentro da mata.
Fique atento a trecho pequenos com cavas de moto
Após chegarmos numa banqueta d’água, iniciamos uma trilha linda que é só curtição. A trilha é constantemente em declive, até chegar ao Rio Sabará.
Atenção ao seu lado esquerdo pois existem alguns buracos.
Neste ponto você pode pegar uma trilha a esquerda, atravessar uma ponte que não está lá muito benta e retornar a Sabará pela Rota do Ferro.
Optamos por seguir em frente, a margem direita do Rio até chegar em Pompeu, exatamente atrás da Igreja de Santo Antônio de Pompeu, a partir deste ponto retornamos a Sabará pegando a Rota do Ferro e seguimos pelo asfalto até chegar no centro de informações turísticas.
E aí curtiu essa aventura?
A cada semana vamos colocar aqui no nosso canal informações, dicas de passeios, cicloviagens e outras atividades.
Curta, dê o seu like, comente e compartilhe!
Até o próximo passeio.
Um abraço,
Casalazerhc Helder&Cris