Cidades Históricas de Minas – Tour Pedagógico
Roteiros

Cidades Históricas de Minas – Tour Pedagógico

Neste roteiro você conhecerá as cidades históricas de São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas, Mariana e Ouro Preto.

São João Del Rei – Escolhida pela Inconfidência Mineira como a capital da futura República Livre, São João Del Rei nasceu do chamado Porto Real da Passagem, situado às margens do Rio das Mortes, que era passagem obrigatória para quem ia de São Paulo a Minas Gerais. A história da cidade é muito movimentada, indo da corrida do ouro e da inauguração da primeira ferrovia em 1881 aos conflitos da Guerra dos Emboabas.
Tiradentes – “Ela é pequena, mas conta com casas muito bonitas e fica-se admirado com o tamanho da igreja paroquial”, descreveu o viajante Saint-Hillaire. Tiradentes foi palco de lutas que afetaram toda a capitania das Minas (como a Guerra dos Emboabas) e sediou reuniões dos inconfidentes. Abandonada com a decadência do ouro e tombada pelo Patrimônio Histórico, é uma delicada preciosidade protegida pela Serra de São José.
Congonhas – Formada nos arredores do Rio Maranhão por volta dos anos de 1700, a criação da então Freguesia de Congonhas gera algumas controvérsias com relação à sua fundação. Os registros mais confiáveis, porém, decretam em 17 de Dezembro de 1938 a criação do município de Congonhas do Campo, sendo simplificado seu nome dez anos mais tarde para Congonhas. Escolhida para abrigar as mais belas obras do mestre Aleijadinho, a 82 Km de BH, a cidade parece estar envolvida por uma sensação de paz e encantamento! Do alto do Santuário, sente-se exatamente a cumplicidade entre silêncio e religiosidade, arte e trabalho.
Mariana – Berço da religiosidade mineira, Mariana nasceu do arraial do Ribeirão do Carmo, fundado em 1703, próximo ao curso de água onde o bandeirante João Lopes de Lima descobriu o ouro na região. Após a Guerra dos Emboabas, a Coroa criou a capitania das Minas e passou a controlar a exploração do ouro. Em 1711, o arraial foi elevado a vila e passou a ser residência do governador Antônio de Albuquerque. Em 1745, a vila foi elevada a cidade e seu nome homenageou a Rainha Maria Ana da Áustria, mulher de D. João V, Rei de Portugal. Mariana tornou-se sede do primeiro bispado da região e a primeira cidade planejada do País, com suas linhas retas e praças retangulares.
Ouro Preto – Muito ouro descoberto por mero acaso, por uma expedição de paulistas chefiada pelo bandeirante Antônio Dias. Assim nasce Ouro Preto, berço do Barroco Mineiro, localizada a 99 km de BH. Andar por suas ruas é contemplar o mais importante conjunto arquitetônico do país, suas igrejas, museus, pontes, chafarizes, casario e ruínas da mineração. Circundada pelo Parque Estadual do Itacolomi, Tripuí e por várias cachoeiras, Ouro Preto mescla história, cultura e natureza privilegiada, fazendo-a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Roteiro detalhado:
1º dia: Confins a São João Del Rei
– Encontro dos participantes no aeroporto ou em frente ao hotel – Belo Horizonte.
– Embarque no transporte com destino a São João Del Rei.
– Chegada a São João Del Rei e acomodação na pousada (simples com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
– Tarde e noite livre…

2º dia: São João Del Rei
– Café da manhã.
– Walking Tour Histórico em São João Del Rei (Rua Direita, Igrejas do Carmo, Pilar, Rosário e São Francisco, Solar dos Neves, Sobrado dos Lustosas e Rua das Casas Tortas).
– Almoço.
– Visita ao Memorial Tancredo Neves.
– Noite livre…

3º dia: São João Del Rei
– Café da manhã.
– Traslado até Tiradentes.
– Walking Tour Histórico em Tiradentes (Chafariz São José, Igreja de Santo Antônio e Rosário, Museu de Santana, Museu Padre Toledo e Rua Direita).
– Almoço.
– Embarque na Maria Fumaça com destino a São João Del Rei.
– Noite livre…

4º dia: São João Del Rei, Congonhas, Mariana e Ouro Preto
– Café da manhã.
– Traslado até Congonhas.
– Walking Tour Histórico em Congonhas (Capelas dos Passos, Profetas do Aleijadinho e Museu de Congonhas).
– Almoço.
– Traslado até Ouro Preto.
– Chegada a Ouro Preto e acomodação na pousada (simples com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
– Noite livre…

5º dia: Ouro Preto
– Café da manhã.
– Walking Tour Histórico em Ouro Preto (Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência, Igrejas do Pilar, São Francisco e Carmo, Casa dos Contos, Ruas Direita e São José).
– Almoço.
– Visita ao Museu do Oratório, Casa de Thomas Gonzaga e Teatro de Ópera.
– Noite livre…

6º dia: Ouro Preto, Mariana e Ouro Preto e Mariana
– Café da manhã.
– Traslado até Mariana.
– Walking Tour Histórico em Mariana (Casa de Câmara e Cadeia, Igrejas da Sé, Carmo, São Francisco e Rua Direita).
– Almoço.
– Passeio na Mina da Passagem.
– Retorno a Ouro Preto.
– Noite livre…

7º dia: Ouro Preto a Confins
– Café da manhã.
– Traslado até o aeroporto de Confins.
– Embarque no voo de retorno.

Investimento por pessoa: R$ 2.390,00
Incluso: transporte em Van Executiva, roteirização, organização, logística, consultoria, 6 noites em pousada, 6 cafés da manhã, 5 almoços, entrada nos atrativos, passeio de Trem, passeio na Mina, seguro e Guia de Turismo.

Dicas:
– Durante os passeios é aconselhável usar roupas leves e claras, calçados e meias confortáveis, boné ou chapéu;
– Os participantes devem levar uma mochila com objetos pessoais, documentos, uma garrafa de água e medicamentos de uso pessoal;
– Aconselhamos também levar máquina fotográfica, protetor solar, óculos escuros e um agasalho para se proteger do frio.

Observações:
– Este passeio acontece na data que o cliente tiver interesse com no mínimo 5 pessoas. de segunda a sábado com qualquer número de pessoas (roteiro não operado em feriados);
– Eventualmente alguns dos atrativos podem estar fechados para reforma, troca de exposição ou manutenção de rotina;
– Por conta da “da COVID-19”, alguns atrativos estão fechados e as visitas são feitas externamente;– Passeio indicado para todas as pessoas.

www.helderprimo.com.br
guiadeturismo@heldeprimo.com.br
(31) 98649-9839 (Whatsapp)

Artigos Relacionados

Revivendo o “Clube da Esquina”

Entre Serras – Piedade e Caraça – Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas

Travessia Alto Palácio a Serra dos Alves – Serra do Cipó – 3 dias e 2 noites

Cicloviagem no Vale Europeu

Passeios e Roteiros de Aventura (Bike e Caminhadas)