Congonhas – Arte e História
Ações

Congonhas – Arte e História

Bem próximo de nós, encontra-se um dos mais importantes sítios do patrimônio mundial: O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, em 1985. Com sua implantação cenográfica e monumental seguindo o modelo dos “sacro – montes” europeus, o conjunto não tem paralelos no Brasil, e desde de dezembro de 2015, abriga o Museu de Congonhas, denominado o primeiro museu de sítio no país.

Para compreendê-lo melhor, é preciso contextualizá-lo. Entender os estilos artísticos luso-brasileiros que se desenvolveram em Minas Gerais nos tempos coloniais, ao longo do século XVIII e inícios do XIX, destacar o gosto italiano e o gosto francês que marcaram aqui sua presença em curiosos hibridismos barroco-rococós com acentos neoclássicos e como esta diversidade de estilos foi magistralmente orquestrada pelo gênio de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho – que confere uma obra sem precedentes à este conjunto arquitetônico.

Minas são muitas… e o desafio é conhece-la através da sua história e da sua arte.
Nosso convite é para que você faça um mergulho no conhecimento da arte que se fez em Minas naquele tempo, com uma visão mais atual à luz de pesquisas recentes.
Programe-se para as palestras e prepare-se para a visita guiada!

Programação de palestras
Quintas-feiras de 14:30 às 17:00 hs

Professor Marco Elizio de Paiva
Dia 22/06: BARROCO MINEIRO: OS TRÊS ESTILOS
Entendimento do Barroco Mineiro como, na verdade, uma evolução de dois estilos barrocos, de origem italiana, e o rococó, de influência francesa. A razão das construções das igrejas coloniais mineiras e seus projetos construtivos e decorativos
Dia 29/06: BARROCO MINEIRO: FACHADAS E PORTADAS
Os estilos das igrejas coloniais mineiras e a importância simbólica de suas portadas em pedra; seus significados e seus artistas mais importantes.
Dia 06/07: O ALEIJADINHO E O SACRO MONTE DE CONGONHAS
Evolução da arte da escultura do genial artista mulato mineiro e sua obra máxima, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Congonhas.

Professor André Coelho
Dia 13/07 – OS 12 PROFETAS DO SACRO MONTE
Será apresentada uma pequena biografia de cada um dos 12 profetas escolhidos pelo Aleijadinho para compor o Sacro Monte, analisaremos seus escritos no Antigo Testamento (indicando o tema central de sua mensagem); as passagens bíblicas esculpidas nas estátuas e seu significado na época de sua feitura; e, finalmente, uma análise da posição dos mesmos e sua iconografia.

Programação da Visita Guiada

Dia 15/07 – sábado – de 08h30 às 17h30

08h30: Saída da AMORAN
09h30: chegada à Congonhas
10h00: visita aos passos, ao adro da Basílica e à sua parte aberta, à sala dos ex-votos e à Romaria
12h30: almoço
14:00 às 15h30: visita ao Museu de Congonhas
16h00: retorno à BH
17h30: chegada à AMORAN

Vagas Limitadas

Inscrições abertas somente pelo E-mail: cassia@emcontato.art.br

Local das palestras e saída para visita: AMORAN – Associação dos Moradores do Bairro Anchieta – Rua Itapema, 162 Anchieta – Belo Horizonte – MG

Consulte os valores pelo E-mail:

cassia@emcontato.art.br

Mais informações sobre a Amoran:

http//amoran.net/

Artigos Relacionados

Ações em Tempos de “parada do COVID-19”

Perspectivas de Trabalho para o Guia de Turismo pós COVID-19

Programa Minas Recebe capacita e certifica empresas habilitadas em 2020

Ações de Relacionamento – Esse é o Caminho!

Praça da Liberdade

DEIXE UM COMENTÁRIO