No dia 15 de maio de 2018, o Grupo GPB, organizou um evento independente em Foz do Iguaçu, 1 dia antes da abertura do #CBGTUR2018.
Durante o dia tivemos a oportunidade de participar de 2 oficias de fundamental importância para a nossa profissão:
A primeira foi de Animação Turísticas com dinâmicas de apresentação, integração e socialização com atividades recreativas para todas as farias etárias de turistas, dentro do ônibus ou no hotel. Esta oficina muito importante para o nosso trabalho com os grupos, foi ministrada pelos competentes colegas Fernando César e Goretti Lima, do Rio de Janeiro.
A segunda oficina foi sobre como usar as mídias Sociais para melhorar a nossa imagem profissional, melhorar a divulgação dos nossos serviços e melhorar o fluxo de reservas, utilizando o marketing Digital.
Até o dia 21/05, o GPB esta organizando várias ações (passeios, jantares e outras atividades), com o intuito de promover a união dos Guias de Turismo de todo o Brasil, que já se conheciam “virtualmente” pelos grupos de Whatsapp e páginas de Facebook.
Segue abaixo uma breve comentário sobre o Grupo GPB que encaminhei a um colega e replico aqui:
Esclareço a minha visão sobre o Projeto GBP:
– o projeto GPB é PRIVADO;
– para comprar e usar uma CAMISA GPB, o Guia de Turismo precisa está com a sua CREDENCIAL em dia;
– o uso da camisa GPB, não substitui a CREDENCIAL e não dá o direito ao Guia de Turismo de não respeitar as Leis;
– o “movimento Guia GPB”, incentiva a interação entre os colegas, possibilita a troca de informações, oferece oportunidade de contratação e em nenhum momento se coloca contra as Entidades que representa a classe;
– na minha visão, o “GPB” tem feito algo que deveria ser papel das nossas entidades e a ideia de UNIFORMIZAR um Grupo de Guias “independentes” (sendo o Guia filiado ou não a alguma entidade) e louvável e deveria servir de exemplo;
– com relação ao “evento paralelo” em Foz, penso que o Encontro GPB, na mesma cidade, apesar de ser um ação INDEPENDENTE, dentro da mesma semana do Congresso Nacional de Guias de Turismo, fortalece a categoria e “joga” na organização (Fenagtur e Sindicatos) a responsabilidade de se superarem;
Penso que o GPB é um Boa ideia, PRIVADA, que não tem a intenção de ser um “concorrente” das Entidades que deveria nos representar, mas tem incomodado algumas pessoas que gostam levar os louros, sem realmente fazerem nada em prol da categoria.
“Tem poder quem AGE! Mais poder ainda quem AGE certo”.
Veja algumas fotos “dos GPB’s” em ação!
Um abraço,
Helder Primo
Guia de Turismo