Igreja de Santa Efigênia – Ouro Preto
Atrativos de Minas Gerais Cidades Históricas de Minas Gerais Dicas

Igreja de Santa Efigênia – Ouro Preto

A Igreja de Santa Efigênia foi construída de 1733 a 1785 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Conta a tradição oral que a iniciativa da construção da igreja foi de Chico Rei e sua tribo, com o ouro tirado da Mina da Encardideira. Assim, conta-se que os escravos escondiam o ouro em seus cabelos e nas unhas, indo-os lavar no local da construção da Igreja de Santa Efigênia, e com esse ouro financiaram sua construção e ornamentação interna, além da compra de alforrias.

No interior da igreja, os quatro altares invocam Santa Rita, Santo Antônio Noto, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo. A talha da capela-mor é de autoria de Francisco Xavier de Brito, sob a supervisão técnica de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Na pintura do forro da capela-mor podem-se observar as figuras de quatro Doutores da igreja, entre os quais um Papa negro. A imagem de Nossa Senhora do Rosário, em pedra-sabão, abrigada no nicho da portada, é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Expressivos elementos simbólicos da cultura negra podem ser observados nas talhas em madeira, sobretudo no altar-mor, representando conchas, caramujos e outros elementos da religiosidade africana.

O monumento se destaca na paisagem e pode ser visto de vários pontos da cidade, por sua localização privilegiada no alto da Ladeira de Santa Efigênia.

Ao longo do ano, os tradicionais Congados abrilhantam as festas em homenagem às padroeiras. Em janeiro, acontece a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; em setembro, tem-se a festa e novena em honra a Santa Efigênia; e em outubro acontecem as homenagens pelo dia de Nossa Senhora do Rosário.

Visite nossas igrejas! 🙌 ⛪

Endereço: Rua Santa Efigênia, Alto da Cruz

Horário de visitação: terça a domingo, das 8h30 às 16h30.

Veja uma opção de passeio para Ouro Preto

Bom passeio!
Um abraço,
Helder Primo

Artigos Relacionados

Sabará, Caeté e Serra da Piedade

Vilas de Ouro Preto – Estrada Real

Passeio em Santa Bárbara e Catas Altas – Circuito Entre Serras

Confrarias e Irmandades – Porque tantas Igrejas em Minas?

Arte “Chinesa” em Sabará!?

DEIXE UM COMENTÁRIO