Juiz de Fora e a Vila de Conceição do Ibitipoca
Atrativos de Minas Gerais

Juiz de Fora e a Vila de Conceição do Ibitipoca

Esta semana tiver a oportunidade de Guiar mais um Grupo do Sesc. Desta vez os destinos foram Juiz de Fora e o Parque Estadual do Ibitipoca.

Juiz de Fora – Cidade amiga

Juiz de Fora é reconhecida como uma das cidades mais amigáveis do Brasil, título conferido com base em comentários dos usuários da “Expedia Brasil”, graças aos serviços, à gastronomia, à hospitalidade e à cultura do nosso povo.

Equipamentos modernos e qualificados, aliados à localização privilegiada da cidade, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte dão destaque no competitivo mercado de negócios e eventos e fazem de Juiz de Fora um destino para eventos de repercussão nacional e internacional.

Juiz de Fora surpreende por seu potencial em diversos campos: desde a movimentada vida noturna até a diversidade de sua programação cultural. Os atrativos naturais são imperdíveis – não pode deixar de conhecer o Parque da Lajinha e os mirantes da cidade. O Parque do Museu Mariano Procópio é uma atração à parte: patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental, reúne flora, fauna e monumentos capazes de impressionar os mais apurados olhares.

É no centro da cidade que a arquitetura dos prédios históricos chama a atenção. O edifício do Cine-Theatro Central, ao estilo art déco, é o grande destaque do movimentado Calçadão da Rua Halfeld. É também nesta região que lojas e centros comerciais interligados por galerias formam um grande shopping a céu aberto, revelando a vocação comercial de Juiz de Fora.

Na culinária, a cidade alinha o cardápio tradicional mineiro à cozinha nacional e internacional. O acompanhamento fica por conta de cervejas artesanais, incremento da gastronomia local.

Conheça Juiz de Fora! História, tradição, natureza, saúde, cultura, comércio, serviços, negócios e eventos prontos para receber você.

Vila de Conceição do Ibitipoca

Ruas de pedrinhas, casinhas coloridas e o carinho dos mineiros é o cenário que espera os visitantes que procuram os bares, cafés, bistrôs e restaurantes no charmoso vilarejo de Conceição do Ibitipoca. Nos finais de semana e feriados é comum uma música ao vivo para acompanhar as delícias da gastronomia ímpar desse cantinho de Minas. É na Vila que todos se encontram, jogam prosa fora ao lado da lareira, papeiam na Praça da Matriz e se confraternizam após um dia de caminhada. Ibitipoca é tão gostoso que nem o friozinho abandona a gente, fica aqui o ano inteiro, deve ser a tal da hospitalidade mineira.

Nas melhores prosas da Vila alguns apostam na “casa de pedra”, por causa das grutas que serviam de moradia aos índios, outros indicam a versão da “pedra que estala”, em referência aos trovões que são comuns na serra no período das chuvas. Ibitipoca significa : Yby=terra;, tipe=tremer e oka=casa, aldeia. Logo o significado é “Casa da Terra que treme”.

Os primeiros relatos sobre a região datam de 1692, o “Monte do Ebitipoca” é citado no roteiro de viagem do Padre João Faria Fialho (bandeira de Taubaté). No século seguinte começa a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – imponente até hoje no centro da Vila – quando a região atingiu mais de cinco mil moradores na procura pelo ouro das montanhas de Minas. Após a descoberta do mineral com mais abundância em outros cantos do estado, o êxodo foi geral. Durante um período a região de Ibitipoca foi visitada apenas por viajantes e pesquisadores como o francês August de Saint-Hilaire, que em 1822 passou pela Vila e herborizou na região que hoje corresponde ao Parque. E quando chegaram os turistas?

Foi na década de setenta que Ibitipoca foi novamente redescoberta, agora os Bandeirantes são os turistas e o ouro são as riquezas naturais. Universitários e pesquisadores que buscavam informações da rica biodiversidade do local, voltavam para as cidades com a sensação de ter encontrado a senha do paraíso, o segredo era passado a todos, e o vilarejo encrustado nos contrafortes da Serra da Mantiqueira vira um dos locais turísticos mais visitados das montanhas de Minas Gerais.

Veja aqui fotos destes atrativos

Quer conhecer estes destinos? Clique aqui e veja uma opção de passeio.

Dicas

Artigos Relacionados

Passos de Dom Viçoso – 1 dia

ROTA EFOM – Estrada de Ferro Oeste Minas – 1 dia

Tour de Pub’s BH

Sabará, Caeté e Serra da Piedade

Vilas de Ouro Preto – Estrada Real

DEIXE UM COMENTÁRIO