Museu da Moda de BH
Conhecer Melhor BH

Museu da Moda de BH

Construído em 1914, o prédio neogótico em estilo manuelino situado na esquina da rua da Bahia com a avenida Augusto de Lima, no centro, é a sede do Museu da Moda de BH.

Trata-se de uma das mais belas edificações da cidade, na qual a moda é vista como um bem cultural e patrimônio nacional. É com esse pensamento que a Prefeitura administra o primeiro museu público destinado à moda do Brasil.

A ideia de um espaço dedicado à preservação da memória da moda em Belo Horizonte surgiu em 2012, com a elaboração do Centro de Referência da Moda (CRModa), inaugurado no mesmo ano. Com este passo, Belo Horizonte reconheceu a moda como bem cultural da cidade, comprovadamente um centro de design, criação, polo lançador de tendências e de negócios reconhecido nacionalmente.

Desde então, o CRModa se organizou, sediou muitas exposições, vários eventos culturais e educativos, tornando-se um projeto bem-sucedido que possibilitou, quatro anos depois, a transformação em museu.

A conversão do CRModa no Museu da Moda de Belo Horizonte trouxe um ganho significativo para a capital mineira e para o meio da moda. A medida possibilitou, entre outras vantagens, que a instituição entrasse para o catálogo do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, participando das atividades dele e com a programação divulgada nacionalmente e internacionalmente. Além do fato de, com esse status, possuir acervo próprio, garantindo, assim, a preservação da memória: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/bh-em-cantos-museu-da-moda

Artigos Relacionados

Caminhada no Parque Estadual do Rola Moça

City Tour em Belo Horizonte – 4 horas

Bairro Santa Tereza

Praça Sete de Setembro – BH / MG

Cristo Redentor de BH

DEIXE UM COMENTÁRIO