Santa Rita de Pacas
Conhecimento e Curiosidades

Santa Rita de Pacas

A Comunidade Santa Rita de Pacas está situada às margens do Rio Santa Bárbara, que, explorado por bandeirantes à procura de ouro e pedras preciosas, ensejou o surgimento dos primeiros povoados da região como Catas Altas, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, entre outros. Conta-se que esta região foi ocupada na época do ouro por migrantes de origem estrangeira, deles restando três famílias de origem portuguesa que podem ser consideradas como seus primeiros habitantes. Da primeira família, por ter permanecido muito pouco tempo na região não se tem mais notícia.

A família Bicalho – Ocupando a localidade denominada Currubaça (Fazenda Recreio), tem no Sr. Pedro Dias Bicalho Filho um dos mais antigos representantes. É o Sr. Pedrinho, proprietário da Fazenda de Santa Rita de Pacas, onde nasceu, e nasceram também seus filhos. É o morador mais antigo desta localidade, participou e participa de todos os eventos e merece todos os méritos pelo que fez e faz pela Comunidade Santa Rita de Pacas.

Os primeiros exploradores, sendo religiosos, trouxeram consigo uma imagem de Santa Rita e, escolhendo este local, construíram um pequeno altar onde a deixaram, chamando a localidade de Santa Rita. Mais tarde, devido à quantidade de pacas existentes na região, o nome evoluiu para Santa Rita de Pacas.

Origem do nome

Os primeiros exploradores, sendo religiosos, trouxeram consigo uma imagem de Santa Rita e, escolhendo este local, construíram um pequeno altar onde a deixaram, chamando a localidade de Santa Rita. Mais tarde, devido à quantidade de pacas existentes na região, o nome evoluiu para Santa Rita de Pacas.

Entre os dias 28/05 e 06/06/2022, vou BikerGuiar um Grupo de Pacas até Aparecida.

Veja o Roteiro no Link abaixo:

Caminho Religioso da Estrada Real – CRER – Piedade a Aparecida

Artigos Relacionados

A MALDIÇÃO DA SEXTA-FEIRA 13

Receita de Pão de Queijo Mineiro

O dia da Mentira no Brasil, começou em Minas.

Confrarias e Irmandades – Porque tantas Igrejas em Minas?

Você sabe o que é um “CARALHO”