Em Aracaju, os “caras” conseguiram reunir na mesma mesa a Abav/SE, o Singtur/SE, a Abrajet/SE), a Setur/SE, e a Superintendência de Trânsito da cidade para buscar soluções e traçar metas para melhorar o turismo de Aracaju.
Prefeitura recebe membros do Comtur para discutir aplicação da lei dos guias de turismo
02/07/19
Como uma das diretrizes da atual gestão da Prefeitura de Aracaju, o diálogo com as categorias sempre está aberto. Neste sentido, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Marlysson Magalhães, recebeu, na tarde desta terça-feira, 2, representantes do Conselho Municipal do Turismo (Comtur). O objetivo foi discutir a aplicação da lei municipal nº 4930, de 18/09/2017, que dispõe sobre o exercício da profissão de guia de turismo.
Para o secretário, o encontro foi proveitoso e positivo. “Há exatamente um ano, o prefeito Edvaldo Nogueira criou o Comtur, uma forma de ouvir o setor do turismo. Naquele momento, o prefeito deixou claro seu compromisso com o trade, os trabalhadores e demais entidades que operam o turismo, por isso, o encontro é mais uma maneira de fortalecer o diálogo com a categoria e avançar, qualificando cada vez mais o destino Aracaju”, afirmou o secretário.
Em fevereiro deste ano, a aplicação da lei foi tema apresentado pela presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe (Singtur/Se), Érica Ribeiro, durante a 3ª Reunião Ordinária do Comtur. No encontro com o secretário, ela destacou que o sindicato tem realizado fiscalizações regulares para avaliar o cumprimento da lei e tem verificado que muitos ônibus excursionistas entram em Aracaju sem a presença de um guia de turismo. “É importante que os órgãos de fiscalização e de segurança conheçam a legislação. Isso já ajudaria muito quando precisarmos fazer uma denúncia de descumprimento da lei que disciplina nossa profissão”, ressaltou Érica.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem, seccional Sergipe (Abav/SE), João Ávila, sugeriu uma ação de sensibilização junto às operadoras de turismo para conhecimento e aplicação da lei.
De acordo com o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Thiago Alcântara, convidado pelo secretário Marlysson Magalhães para colaborar com uma análise de competência municipal na aplicação do normativo, a SMTT não tem como atribuição exercer a fiscalização nos ônibus de excursão para cobrar o cumprimento da legislação do exercício profissional do guia de turismo. “Mas nada impede de avaliar uma campanha educativa em conjunto com os conselheiros de forma a colaborar com o sindicato”, sugeriu.
Aproveitando o encontro, os membros do Comtur colocaram outro ponto para análise: o embarque, desembarque e estacionamento dos ônibus de turismo na área dos mercados centrais. Segundo os conselheiros, com o aumento no fluxo de ônibus de excursão na área, há a necessidade de se avaliar e regular um espaço para estacionamento desses veículos enquanto os turistas visitam o conjunto dos três mercados.
Thiago Alcântara lembrou que dentro do Plano de Mobilidade da Prefeitura está prevista a construção de um novo Terminal de Integração naquela área e que é preciso verificar como será o projeto para estudar melhor o caso.
O secretário Marlysson Magalhães ressaltou que os encaminhamentos propostos nas reuniões do Comtur sejam levados adiante. “É fundamental que essa importante instância de governança seja ouvida e que as sugestões tenham consequências práticas, isso fortalece o Conselho, além de agregar qualidade ao serviço”, completou.
Participaram da reunião: João Ávila (Abav/Se), Érica Ribeiro (Singtur/Se), Nairson Socorro (Abrajet/Se), Maria de Lourdes Moreira (Setur), Thiago Alântara (SMTT), além da diretora do Departamento de Turismo da Semict, Luciana Kariny, e a turismóloga Viviane Castro.
Parabéns SingturSE
Publicado por Guias Pelo Brasil em Domingo, 7 de julho de 2019