Visita ao Convento de Macaúbas e aos Presépios de Santa Luzia
Nos encontramos as 10:00 em frente ao Palácio das Artes – Guias, amigos e familiares, embarcamos no transporte e seguimos para Santa Luzia. Por volta das 10:40, iniciamos a visita ao Convento – Capela, corredores, “celas” que agora foram adaptadas receber hospedes, inclusive com banheiros dentro dos quartos, mirante e área de convivência.
O Convento de Macaúbas foi a primeira casa de recolhimento feminino na capitania de Minas Gerais. As casas de recolhimento no Brasil Colônia funcionavam para educar meninas dentro dos princípios religiosos e também ensinavam a ler, escrever, calcular, coser e bordar, enfim, as meninas eram preparadas para um bom casamento. Os recolhimentos também serviam na reabilitação de “madalenas arrependidas”, referência à conduta de Maria Madalena no Novo Testamento e para “guardar” mulheres solteiras e casadas enquanto seus pais ou maridos viajavam. O misto de convento e educandário por muitos anos se ocupou em educar as filhas da elite mineira. O Mosteiro Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas possui uma aura de tranquilidade. Entre árvores, palmeiras e macaúbas, o casarão da sede com sua sóbria arquitetura cria uma atmosfera perfeita para visitar.
Após a visita, almoçamos e seguimos para o centro de Santa Luzia, para conhecer a Matriz de Santa luzia, o Solar da Baronesa, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e os principais presépios do cidade. Estes presépios são confeccionados pelos moradores que abrem as suas casas para que turistas e curiosos possam visitar e fotografar esta arte popular que vem sendo preservada em Santa Luzia.
Obrigado AGTURB/MG pela oportunidade e parabéns pela iniciativa.
Um abraço,
Helder Primo
Guia de Turismo
Visita Técnica – Itacolomi e Lavras Novas
No dia 19/12/2017 (terça-feira) tive a oportunidade de participar de um passeio organizado pela
Guias nas Cachoeiras do Cabral – Itabirito
No dia 19/12/2017 (terça-feira) tive a oportunidade de participar de um passeio organizado pela
Dicas
Igreja de Santa Efigênia – Ouro Preto
No dia 19/12/2017 (terça-feira) tive a oportunidade de participar de um passeio organizado pela