Pedal no Cânion das Bandeirinhas – Serra do Cipó
Aventura e Ecoturismo Casalazer Helder&Cris Dicas de Passeios Experiências pessoais

Pedal no Cânion das Bandeirinhas – Serra do Cipó

Olá, tudo bem?

Nos somos o Casalazer Helder&Cris

A dica de passeio dessa semana é o Pedal no Cânion das Bandeirinhas, um Clássico Roteiro dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, que está localizado a 100 km da Capital Mineira.

Optamos por esse passeio, por ser uma rota tranquila, plana e agradável, com rios e cachoeiras.

Uma trilha ideal para quem quer curtir uma aventura com toda a família. Nesse passeio, levamos o nosso sobrinho para fazer a sua primeira trilha.

Seguimos de carro até a entrada principal do Parque, que fica a 3 km da MG10 – estrada que liga Belo Horizonte a Serra do Cipó. Na portaria do parque existe estrutura de estacionamento, banheiros, bebedouros e Centro de Visitantes. Também na portaria é possível alugar uma bike para percorrer as trilhas do parque.

Iniciamos o nosso passeio de 22 km (ida e volta) no estacionamento parque e seguimos em direção ao Cânion das Bandeirinhas. O dia estava lindo, mas no verão a trilha normalmente fica com muita água. Seguimos alternando travessias de riachos, trechos de areão e muitas poças de lama.

O legal nesta época é buscar superar os obstáculos de água e lama sem “mergulhar” acidentalmente nas poças. Claro que depois desse passeio a bike terá que ir para revisão, mas o que vale é não perder a diversão. Entre abril e setembro não tem água na trilha e a vegetação fica maravilhosa, se transformando em um verdadeiro jardim que já encantou até mesmo o paisagista Burle Marx.

Continuamos o passeio pela trilha que é bem demarcada e plana sempre tendo a nossa frente o belo visual da Serra das Bandeirinhas. Como o bioma é de Cerrado, tem pouquíssima sombra. A vegetação ao longo da trilha é composta de quaresmeiras, sempre-vivas, orquídeas e margaridas.

Faltando 2 km para chegar ao Cânion das Bandeirinhas, chegamos ao Rio Mascates – um dos lugares mais legais do passeio. Aqui precisamos atravessar o rio, com água na altura dos joelhos. Esse lugar é incrível e é bom para nadar, relaxar, contemplar e tirar muitas fotos!

Após atravessamos o Rio Mascates, a trilha fica um pouco mais técnica, com algumas subidas e descidas, muitas raízes, galhos e pedras soltas.

Chegamos ao final da trilha, deixamos as magrelas presas nas árvores (é importante levar cadeado para prender as bikes) e seguimos por uns 200 metros, saltando de pedra em pedra até o local das piscinas naturais, dentro do Cânion das Bandeirinhas.

Após nadarmos nas piscinas do Cânion, iniciamos a nossa volta, pelo mesmo caminho. A volta foi super rápida, já que nosso sobrinho estava com gás total e os obstáculos com água parecia parque de diversão para ele.

Para quem quiser esticar um pouco mais a aventura, vale a pena pegar outra trilha, pedalar mais 5 km (ida e volta) e conhecer a Cachoeira da Farofa – uma das mais belas da Serra do Cipó.

Finalizamos o passeio animados e felizes, pois tivemos a oportunidade pedalar com o nosso sobrinho que amamos tanto.

E aí curtiu essa aventura?

Entre no link abaixo e baixe o arquivo GPX para o seu navegador preferido.

Clique aqui e baixe o arquivo GPX para o seu navegador preferido

Clique aqui acesse o nosso Canal e veja o vídeo dessa Aventura.

Clique aqui e veja uma opção de passeio para este destino.

A cada semana vamos colocar aqui no nosso canal informações, dicas de passeios, cicloviagens e outras atividades.

Curta, dê o seu like, comente e compartilhe!

Até o próximo vídeo!

Um abraço,

Casalazer Helder&Cris

 

Artigos Relacionados

Caminho Novo – Ouro Preto ao Rio de Janeiro – Estrada Real

Passos de Dom Viçoso – 1 dia

ROTA EFOM – Estrada de Ferro Oeste Minas – 1 dia

Tour de Pub’s BH

Caminhada no Parque Estadual do Rola Moça

LEAVE A COMMENT