Durante as 3 horas de passeio, conhecemos a histórica da Praça da Liberdade e de Belo Horizonte, observamos detalhes arquitetônicos e paisagísticos do contorno da Praça e recebemos informações importantes sobre a construção dos prédios que fazem parte do Circuito Cultural Liberdade.
Correto – Construído em 1923 e já foi palco para discursos de Jânio Quadros e Juscelino Kubtischek.
Jardins – Traçado inspirado no Palácio de Versalhes, reúne flores, roseiras, hortênsias, lírios e ipês. Na alameda principal estão as famosas palmeiras imperiais, simbolo do Império Português.
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – o prédio foi criado em 1954, pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do Governador Jk.
Centro Cultural Banco do Brasil – O prédio tem seis andares e foi concebido por Luiz Signorelli. De estilo eclético, com influências neoclássicas e art déco.
Espaço do Conhecimento UFMG – a ideia deste lugar e estimular a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, contribuindo para o debate e a interlocução entre a academia e outros ambientes de formação.
Museu das Minas e do Metal – o prédio foi construído a partir de 1895, sediou a secretaria de Educação. Foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães em estilo eclético com predominância de elementos neoclássicos franceses.
Memorial Minas Gerais – prédio em estilo eclético foi sede da Secretaria da Fazenda.