Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, ele foi Alferes dos Dragões Reais, subordinada à Coroa Portuguesa.
Tiradentes, apesar de não ser um intelectual, se interessava pela política e aos poucos as suas idéias foram se convergindo com os interesses de outros habitantes da Vila Rica de Ouro Preto, como os poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
Com a redução da produção do Ouro nas Lavras Mineiras, em meados de 1760, Portugal, intensificou a cobrança dos Impostos, levando parte da população ao descontentamento. Motivados pelos ideais de Liberdade e insatisfeitos com as sanções impostas pelo então Governador da Capitania, Visconde de Barbacena, Tiradentes e os seus companheiros arquitetaram um levante contra Portugal, que só não teve êxito, porque o Inconfidente, Joaquim Silvério dos Reis, delatou os planos, em troca do perdão das suas dívidas. O Governador Barbacena desmantelou a trama e prendeu todos os envolvidos.
Tiradentes foi o único a confessar o crime, e por isso mesmo, acabou sendo condenado à forca, no dia 21 de abril de 1792. Em 1965, a data foi transformada em Feriado Nacional e Tiradentes foi considerado Patrono da Nação Brasileira.
Venha para Minas e conheça a nossa história!
Dicas
Igreja de Santa Efigênia – Ouro Preto
“Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos