Ações em Tempos de “parada do COVID-19”
Ações Guia de Turismo

Ações em Tempos de “parada do COVID-19”

Grupo Guia de Turismo MG

O nosso Grupo reúne de Guias de Turismo e Estudantes dos Cursos Técnicos em Guia de Turismo de Minas Gerais e tem como objetivos:

– promover a interação entre Guias de Turismo e Estudantes;
– fomentar ações para fortalecimento da profissão: Guia de Turismo;
– fazer provocações que estimule o Guia de Turismo a melhorar a sua qualificação;
– valorizar, divulgar, gerar trabalho e renda para o Guia de Turismo;
– trabalhar de forma colaborativa (sem concorrência) com todos os outros ENT’s do Trade Turístico.

É neste dias de “parada do COVID-19”, estamos promovendo uma série ações para que possamos nos manter ativos, estimularmos a troca de informações, projetarmos o futuro e ainda se espelhar nas boas práticas do Turismo, já que temos vários colegas Especialistas em determinados roteiros, experiências e vivências.

Ações desenvolvidas pelo Grupo – Guia de Turismo MG, durante os 90 dias de “parada do COVID-19”:

– O nosso grupo cresceu de 80 para 137 participantes, gerando mais conteúdo, mais engajamento e mais proposições;

– Pesquisa – Produziu uma pesquisa levantando o impacto financeiro no Turismo e nos Guias de Turismo, em um recorte de 11 semanas (março, abril e maio de 2020);

– Pesquisa – Elaborou uma segunda pesquisa com o intuito de fazer um levantamento a respeito dos impactos na fonte de renda de cada Guia de Turismo. Nessa pesquisa foram levantados dados sobre outras fontes de renda do Guia de Turismo, outras formas de trabalho e também a respeito de cursos de atualização que o profissional fez ou está fazendo, já que estamos sem trabalho e com muitas opções de curso on-line a disposição na internet. Na mesma pesquisa, percebeu-se o interesse do Guia de Turismo em continuar no segmento, mesmo após a “pandemia”;

Obs.: os dados das duas pesquisas foram repassados as Entidades Representativas e também para SECULT/MG;

– Reuniões on-line – Estimulou um Calendário de Reuniões Virtuais para debatermos os gargalos, tirar dúvidas e demonstrar os anseios dos Guias de Turismo. Os questionamentos feitos durante as reuniões estão levando a Diretoria das Entidades a se posicionarem. É possível que algumas ações mesmo que com letargia possam com o tempo surtir efeitos positivos no segmento e no dia a dia do Guia de Turismo;

– Associação/Sindicalização – Organizou uma lista de Guias de Turismo com interesse real em fazer parte das Entidades (ou pelo menos demonstrou em algum momento). Aparentemente as Entidades não entenderam o momento e talvez a falta de um retorno efetivo e o momento financeiro de cada Guia de Turismo, fez com que o real interesse fosse tão baixo;

– Estudo – Desenvolveu temas de Estudos sobre alguns dos assuntos que permeiam o trabalho do Guia de Turismo;

– Live’s – Produziu uma série de Live’s com o intuito de gerar informações, disseminar conhecimento e produzir conteúdo pertinente ao Guia de Turismo:

17/04 – Impactos da COVID-19, no Guia de Turismo – Helder Primo
21/04 – Guias de Turismo e o Receptivo – Ricardo Campos
23/04 – Passeios e Viagens de Bike – Jander Ávila
24/04 – Tiradentes – O Incofidente – Dalton Cipriane
28/04 – Associativismo, Sindicato e Fenagtur – Irma Karla
30/04 – História do Grupo GPB – Felipe Rocha
05/05 – Turismo Rodoviário Nacional – Eduardo Lessa
07/05 – Música e Café – Márcio Barão
08/05 – Cliente, Processos e Protocolos, pós COVID-19 – Aylla Prata
08/05 – Bike, Cicloviagens e Desafios – Helder Primo
12/05 – Sincretismo Religioso – Roberto Falção
14/05 – Experiências Internacionais – Cristina Vaz
19/05 – Trem, História e Religiosidade – Ricardo Menezes
20/05 – Turismo Pedagógico – Viviani Santos
26/05 – Caminho de Santiago de Compostela – Cristina Vaz
27/05 – Parque do Ibitipoca e Volta das Transições – Gabriel Fontes
28/05 – Cavernas do Peruaçu – Leidson – RVC
02/06 – Distritos de Ouro Preto – Matheus Henrique
04/06 – Cachoeira do Campo – A Mãe Esquecida de Minas Gerais
05/06 – Geoturismo – Claudia Pessoa
15/06 – Sustentabilidade e Turismo – Rafael Tello
11/06 – Educação Financeira – Maiara Costa

– Vídeo – Foi produzido uma série de vídeos que foram editados, legendados em duas versões. A primeira com a Logo do Guia de Turismo Minas Gerais, que estão sendo divulgadas nas nossas redes sociais e também nas redes sociais de cada Guia. Sugerimos que cada Guia de Turismo, use os vídeos dos colegas, nas suas redes sociais. A segunda versão dos vídeos, foram editados com a logo “minas” e enviados para a Secult/MG, para que sejam usadas como material de divulgação institucional do Estado de Minas Gerais (não sabemos quando serão usados);

– Foi editado mais um filminho “juntando” todos os vídeos, que estão sendo divulgados nas redes sociais de cada Guia de Turismo;

Carta – Foram enviadas três cartas (sendo uma para solicitar informações, outra com sugestões para serem apresentadas ao Ministro do Turismo e a terceira carta exigindo uma resposta da primeira) com SOLICITAÇÕES, PERGUNTAS e SUGESTÕES para as Entidades (AGTURB/SINGTUR/MG e FENAGTUR). As cartas foram respondidas pelas Entidades, com um certo atraso, porém não foi apresentado nada de concreto, respaldado no quesito “sede fechada e COVID-19” (nada pode ser feito de forma on-line).

Cursos – Foram ofertados aos para os Guias de Turismo quatro Cursos Gratuitos:

26/05 – Formatação de Roteiro
27/05 – Precificação
28/05 – Levantamento de Perigos e Riscos
10/05 – Identificação de Cliente

Lembrando que os trabalhos estão parados desde o dia 16/03 e, portanto, somando com o dia de hoje, já são 90 dias sem trabalho, sem renda e sem um amparo ou ação oficial por conta das Entidades que nos representam.
Quero deixar claro mais uma vez que a intenção é demonstrar que mesmo em tempos de afastamento social é possível fazer um “tantão de coisas e trens”.

Acredito que tudo vai passar e daqui a pouco estaremos “turistando” por Minas Gerais, novamente, porém de um “jeitinho” um pouco diferente.

Um abraço,
Helder Primo
Guia de Turismo MG

Artigos Relacionados

Praça Sete de Setembro – BH / MG

Bandeirantes

Leonardo da Vinci

“Descobrimento do Brasil”

Perspectivas de Trabalho para o Guia de Turismo pós COVID-19

DEIXE UM COMENTÁRIO