Ações em Tempos de “parada do COVID-19”
Ações Guia de Turismo

Ações em Tempos de “parada do COVID-19”

Rating Chart

Nota média de 0 baseada em 0 avaliações

  • Excelente
    0
  • Muito Bom
    0
  • Mediano
    0
  • Ruim
    0
  • Terrível
    0
Grupo Guia de Turismo MG

O nosso Grupo reúne de Guias de Turismo e Estudantes dos Cursos Técnicos em Guia de Turismo de Minas Gerais e tem como objetivos:

– promover a interação entre Guias de Turismo e Estudantes;
– fomentar ações para fortalecimento da profissão: Guia de Turismo;
– fazer provocações que estimule o Guia de Turismo a melhorar a sua qualificação;
– valorizar, divulgar, gerar trabalho e renda para o Guia de Turismo;
– trabalhar de forma colaborativa (sem concorrência) com todos os outros ENT’s do Trade Turístico.

É neste dias de “parada do COVID-19”, estamos promovendo uma série ações para que possamos nos manter ativos, estimularmos a troca de informações, projetarmos o futuro e ainda se espelhar nas boas práticas do Turismo, já que temos vários colegas Especialistas em determinados roteiros, experiências e vivências.

Ações desenvolvidas pelo Grupo – Guia de Turismo MG, durante os 90 dias de “parada do COVID-19”:

– O nosso grupo cresceu de 80 para 137 participantes, gerando mais conteúdo, mais engajamento e mais proposições;

– Pesquisa – Produziu uma pesquisa levantando o impacto financeiro no Turismo e nos Guias de Turismo, em um recorte de 11 semanas (março, abril e maio de 2020);

– Pesquisa – Elaborou uma segunda pesquisa com o intuito de fazer um levantamento a respeito dos impactos na fonte de renda de cada Guia de Turismo. Nessa pesquisa foram levantados dados sobre outras fontes de renda do Guia de Turismo, outras formas de trabalho e também a respeito de cursos de atualização que o profissional fez ou está fazendo, já que estamos sem trabalho e com muitas opções de curso on-line a disposição na internet. Na mesma pesquisa, percebeu-se o interesse do Guia de Turismo em continuar no segmento, mesmo após a “pandemia”;

Obs.: os dados das duas pesquisas foram repassados as Entidades Representativas e também para SECULT/MG;

– Reuniões on-line – Estimulou um Calendário de Reuniões Virtuais para debatermos os gargalos, tirar dúvidas e demonstrar os anseios dos Guias de Turismo. Os questionamentos feitos durante as reuniões estão levando a Diretoria das Entidades a se posicionarem. É possível que algumas ações mesmo que com letargia possam com o tempo surtir efeitos positivos no segmento e no dia a dia do Guia de Turismo;

– Associação/Sindicalização – Organizou uma lista de Guias de Turismo com interesse real em fazer parte das Entidades (ou pelo menos demonstrou em algum momento). Aparentemente as Entidades não entenderam o momento e talvez a falta de um retorno efetivo e o momento financeiro de cada Guia de Turismo, fez com que o real interesse fosse tão baixo;

– Estudo – Desenvolveu temas de Estudos sobre alguns dos assuntos que permeiam o trabalho do Guia de Turismo;

– Live’s – Produziu uma série de Live’s com o intuito de gerar informações, disseminar conhecimento e produzir conteúdo pertinente ao Guia de Turismo:

17/04 – Impactos da COVID-19, no Guia de Turismo – Helder Primo
21/04 – Guias de Turismo e o Receptivo – Ricardo Campos
23/04 – Passeios e Viagens de Bike – Jander Ávila
24/04 – Tiradentes – O Incofidente – Dalton Cipriane
28/04 – Associativismo, Sindicato e Fenagtur – Irma Karla
30/04 – História do Grupo GPB – Felipe Rocha
05/05 – Turismo Rodoviário Nacional – Eduardo Lessa
07/05 – Música e Café – Márcio Barão
08/05 – Cliente, Processos e Protocolos, pós COVID-19 – Aylla Prata
08/05 – Bike, Cicloviagens e Desafios – Helder Primo
12/05 – Sincretismo Religioso – Roberto Falção
14/05 – Experiências Internacionais – Cristina Vaz
19/05 – Trem, História e Religiosidade – Ricardo Menezes
20/05 – Turismo Pedagógico – Viviani Santos
26/05 – Caminho de Santiago de Compostela – Cristina Vaz
27/05 – Parque do Ibitipoca e Volta das Transições – Gabriel Fontes
28/05 – Cavernas do Peruaçu – Leidson – RVC
02/06 – Distritos de Ouro Preto – Matheus Henrique
04/06 – Cachoeira do Campo – A Mãe Esquecida de Minas Gerais
05/06 – Geoturismo – Claudia Pessoa
15/06 – Sustentabilidade e Turismo – Rafael Tello
11/06 – Educação Financeira – Maiara Costa

– Vídeo – Foi produzido uma série de vídeos que foram editados, legendados em duas versões. A primeira com a Logo do Guia de Turismo Minas Gerais, que estão sendo divulgadas nas nossas redes sociais e também nas redes sociais de cada Guia. Sugerimos que cada Guia de Turismo, use os vídeos dos colegas, nas suas redes sociais. A segunda versão dos vídeos, foram editados com a logo “minas” e enviados para a Secult/MG, para que sejam usadas como material de divulgação institucional do Estado de Minas Gerais (não sabemos quando serão usados);

– Foi editado mais um filminho “juntando” todos os vídeos, que estão sendo divulgados nas redes sociais de cada Guia de Turismo;

Carta – Foram enviadas três cartas (sendo uma para solicitar informações, outra com sugestões para serem apresentadas ao Ministro do Turismo e a terceira carta exigindo uma resposta da primeira) com SOLICITAÇÕES, PERGUNTAS e SUGESTÕES para as Entidades (AGTURB/SINGTUR/MG e FENAGTUR). As cartas foram respondidas pelas Entidades, com um certo atraso, porém não foi apresentado nada de concreto, respaldado no quesito “sede fechada e COVID-19” (nada pode ser feito de forma on-line).

Cursos – Foram ofertados aos para os Guias de Turismo quatro Cursos Gratuitos:

26/05 – Formatação de Roteiro
27/05 – Precificação
28/05 – Levantamento de Perigos e Riscos
10/05 – Identificação de Cliente

Lembrando que os trabalhos estão parados desde o dia 16/03 e, portanto, somando com o dia de hoje, já são 90 dias sem trabalho, sem renda e sem um amparo ou ação oficial por conta das Entidades que nos representam.
Quero deixar claro mais uma vez que a intenção é demonstrar que mesmo em tempos de afastamento social é possível fazer um “tantão de coisas e trens”.

Acredito que tudo vai passar e daqui a pouco estaremos “turistando” por Minas Gerais, novamente, porém de um “jeitinho” um pouco diferente.

Um abraço,
Helder Primo
Guia de Turismo MG

Artigos Relacionados

Bandeirantes

Leonardo da Vinci

“Descobrimento do Brasil”

Perspectivas de Trabalho para o Guia de Turismo pós COVID-19

Impactos da COVID-19 na atividade do Guia de Turismo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Helder Primo

Guia de Turismo que atua no segmento de ecoturismo, turismo histórico, turismo de aventura e turismo receptivo, desde 1998 e tem como compromisso melhorar continuadamente as opções de lazer para pessoas e empresas que querem vivenciar a mineiridade do nosso Estado.

INSTAGRAM